quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você é gorda ?

"Sim, eu sou gorda". A frase - dita no tom direto da sinceridade - pode parecer fútil e pretensiosa quando se olha para o perfil da mulher que a disse. Uma jovem moça com seus 31 anos de idade, 1,60m de altura e orgulhosos 60kg de massa corporal. Manequim 38. À primeira vista, o controle da balança é um problema do qual a jornalista e publicitária Mirella Ciarlini esteve longe durante toda a vida. Equívoco logo desmentido pela confissão da própria Mirella que, sem acanhamentos, fala sobre o seu esforço de manter o peso com a propriedade de um estudioso graduado no assunto. Tanto que, em março próximo, lança um livro intitulado "Magra, não. Gorda em recuperação", no qual relata sua bem-sucedida experiência de ter perdido 30kg em dez meses. O lançamento do livro está sob a responsabilidade do Selo Literário Jovens Escribas.
O livro é uma narrativa autobiográfica em que a autora expõe de maneira bem-humorada como, por meio de muito esforço individual e constante observação do cotidiano, conseguiu superar um problema que enfrentava desde a adolescência: o sobrepeso. "O primeiro passo para a recuperação é ter a coragem de ir ao espelho e admitir - eu sou gorda". Ela explica que o verbo "ser" é importante na compreensão do tema. "Você não está gorda, você é gorda", esclarece Mirella sobre uma questão fundamental. A obesidade é uma herança genética incurável - daí o título "gorda em recuperação".
A autora, no entanto, conta que, apesar da consciência de sua condição, preferiu não desanimar. "Qualquer pessoa que queira emagrecer vai conseguir, basta que, durante o tratamento, você não tente ser diferente do que realmente é". À parte os clichês que a frase possa sugerir, para chegar a esta conclusão aparentemente simples, Mirella percorreu um caminho mental singular. "Eu estava assistindo a uma dessas matérias sobre dependentes químicos e uma coisa me chamou bastante a atenção. Quando um daqueles homens falava sobre sua dificuldade de sair das drogas, eu me identificava com seus sintomas, com seus sofrimentos, porque tudo aquilo pelo qual ele passava, eu também estava passando". Foi então que a publicitária descobriu: Ela era viciada em comida. E mais: como o vício das drogas, o seu não tem cura. É preciso lutar contra ele permanentemente.
"Para as pessoas que não sofrem desta doença, tudo é muito simples. Chegam até mesmo a considerar o caso como uma questão fútil, especialmente a família. Mas, é preciso encarar o sobrepeso de frente. Saber que ele é problema de saúde física e psicológica. Há a questão do vício e o fator fisiológico que a causa.". Enquanto tomava conhecimento de seu real estado de saúde, Mirella descobriu os livros do endocrinologista Dr. Alfredo Halpern, especialmente o "Pontos para o Gordo". Nele, o Dr. sugere um modo bastante original de se fazer regime. Cada alimento possui um valor numérico absoluto correspondente ao que é em gramas. Por meio de um cálculo simples, você pode descobrir quantos pontos pode consumir por dia (veja tabela).
Este foi o ponto de partida. A autora de "Magra, não. Gorda em recuperação" percebeu que poderia comer tudo de que gostava e, ainda assim, conseguir emagrecer; bastava, para isso, ter controle sobre o consumo. E ela aconselha: para isso, o primeiro passo é comprar uma balança. "Para se curar, você precisa saber quanto pesa para poder traçar metas. No início, foi extramente difícil. Primeiro, porque, para um gordinho, olhar na balança é o pior dos castigos. E, depois, porque eu sabia que, estando naquele peso, tinha que me controlar. Eu ia a um restaurante e preferia não olhar a comida, desviava os olhos, porque a gente é assim. Olhar é suficiente para você perder a razão e comprar a comida, mesmo não estando com fome". Hoje, no entanto, diz aliviada que, depois de um tempo não muito longo, isto deixa de ser um sacrifício.
Atualmente, Mirella desenvolve um projeto comunitário homônimo ao livro. Trata-se de um grupo de apoio a dez meninas com os mesmos problemas dela e de tantas outras mulheres. O projeto tem o patrocínio da Fitness Academia e da clínica estética Clibem. "Infelizmente, devido aos recursos disponíveis, o grupo já está fechado. Não tenho condições de incluir mais gente". A partir da experiência dessas, haverá um novo livro. Agora contando que ela não é a única capaz de emagrecer e se manter magra. De acordo com ela, o sucesso desses meninas será a prova de que, com esforço e determinação, cada pessoa tem a possibilidade de chegar aonde quiser.

Emagreça já!
O Dr. Alfredo Halpern atribui para cada alimento um valor número absoluto. Cada 3,6 gramas equivale a 1 ponto. Para chegar ao sistema esse valor, ele contou com os avanços obtidos no conhecimento dos alimentos e seu papel no comportamento metabólico do organismo. Cada pessoa tem um limite de pontos que pode consumir por dia. A quantidade vai depender de fatores como biótipo, peso, altura, sexo, idade e atividade física. Você pode obter a tabela de cálculo por meio do blog "desafio emagreça já" (desafioemagrecaja.blogspot.com).

Jovens
Escribas -
O Selo Jovens Escribas nasceu em 2004, em Natal, e desde então lançou vários escritores do Rio Grande do Norte. Já são doze livros publicados com o reconhecimento da crítica literária pelo talento dos autores, o cuidado com a escolha das obras e a vanguarda da proposta dos Jovens Escribas. De acordo com Carlos Fialho, um dos fundadores do Selo e autor de três livros (Verão Veraneio, É Tudo Mentira!, e Mano Celo), "o livro de Mirella assinala mais um passo importante para o Selo, pois ela será a primeira mulher a publicar com a chancela dos Jovens Escribas". Foi o próprio Fialho que, lendo os originais da obra - que antes seria lançada de forma independente -, sugeriu a edição pelo selo potiguar.


Postado por Anna Marilda

19 comentários:

  1. Nossa! Amei é a primeira vez que estou aqui,e nao precisa falar q esse blog é demais...
    Sou Gorda sim Idai????!A favor das gordinhas!!! a favor dakeles que tem aonde pegarr!
    Desculpem-me as magras, mas as gordinhas são completamente lindas e sem noção! As magrinhas que me desculpem mas o valor de uma mulher não está na beleza e sim na inteligência que ela exerce. Quem disse que tem q ser magra pra ser bonita ? Mas apesar de ser gordinha eu sei que sou linda, e eu me amo do jeito que sou! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, parabezino a todas pela iniciativa, o amor próprio não pode está vinculado apenas a estética, a padrões de esteriotipo...ame-se acima de tudo. Bjssss a todas! sucesso...

    ResponderExcluir
  3. Meninas, onde encontro o livro Magra?não. gorda em recuperação. Já procurei nas livrarias da cidade e não encontrei. Aguardo resposta.
    bjsss!

    ResponderExcluir
  4. eu tb to querendo o livro. e comecei a ler o blog hj, e acabei criando o meu blog, p ver se eu entro nos eixos, vou linkar este no meu.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns por esta inciativa, mas, não poderia de chamar a atenção da seguinte frase "uma jovem moça com seus 31 anos de idade, 1,60m de altura e orgulhosos 60kg de massa corporal", sim concordo seja com o orgulho, mas ter orgulho não seria assumir isso? Como também acredito que devemos prezar a saúde sempre, mas se estamos bem com a saúde, então seria o corpo o problema? Terceiro,Se estão assumindo bravamente a questão ser ou estar "Gorda" por que o titulo "Magra, não,gorda em recuperação" cade o orgulho? Mas, Parabens em primeiro pela foto, sao 07 belas moças(gordas ou magras, pouco importa, avante com o projeto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, bravas guerreiras! Parabenizo a todas por dividir com outras pessoas as angúistias e desafios de quem luta para eliminar peso e estabiliza-lo. Nas entrelinhas desta batalha, encontra-se, sobretudo a busca por mais saúde e qualidade de vida. Não é possível ter isto a vida inteira, sendo gordinha. A beleza é uma consequencia disso. Deus nos ajude ... beijos.

    ResponderExcluir
  7. por favor onde encontro esse livro??????

    ResponderExcluir
  8. Você está literalmente de parabénsssssssssss
    Tanto pelo blog, quanto a sua conquista diária de ter conseguido perder peso.
    Sei muito bem como e a vida de uma gordinha, é “obesa...” mas graças a Deus já consegui me libertar de 45 quilos...sei que nunca serei magra o suficiente, mas pretendo um dia me intitular ex-gorda, mesmo sabendo dos riscos que posso voltar a engordar... caso eu não mantenha meus novos hábitos alimentares.
    Esses dias estava escutando o rádio quando ouvi falar do seu livro, e hoje pude assistir sua entrevista, a achei de uma criatividade incrível seu projeto...e parabenizo não só a você como também, a esses meninas que disporão a abdicar de velhos hábitos... Enfim estou louca para ler seu livro, deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Ontem fui ao shopping com minhas netas somente no intuito de passar uma agradavel tarde com elas, chegando la, entrando de loja em loja pra ver se encontro algo descente que entre no meu corpo fora de forma, coisa quase que impossivel, pois apesar da maiorias das pessoas estarem acima do peso as fabricas não sabem disso e só fazem roupas pra quem e magro, cansei de olhar e resolvi entrar na livraria, de cara vi logo o livro Magra? Não. Gorda em recuperação, já havia escutado falar muito nesse livro, mas apesar de gostar muito de ler não tinha pensado em comprar, só que quando vi me deu vontade e sem pensar muito comprei, cheguei em casa ja era noite, fui ver TV e a cada intervalo lia um pouco do livro, resultado em menos de 24hs que comprei apesar de trabalhar os dois expedientes ja li de capa a capa,adoreiiiiiiiiii, e ca estou eu postando pra voces e logo que terminar vou fazer meu cardapio da DIETA DOS PONTOS, estou com muita fé que desta vez vai dar certo. Torçam por mim. bjos ( se eu conseguir vou postar aqui)

    ResponderExcluir
  10. Olá! Parabéns pelo blog. É bom saber que existem pessoas como eu, com os mesmos anseios, mesmas dificuldades, mesmas expectativas, mas que lidam com isso de uma maneira divertida.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog to seguindo vcs espero que me façam uma visitinha e me dêem uma força tbm abraços

    ResponderExcluir
  12. Teria algum contato por e-mail que eu pudesse contactar com vcs! beijos
    e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da iniciativa. Não sou uma gorda em recuperação, sou uma magra querendo voltar às origens!
    Essa idéia de que ser gorda é orgulho, desculpem, mas você está certa, tem que ter orgulho é dos seus 60 quilos conseguidos a muito esforço e determinação.
    Não vejo nada de bom em ser gorda; roupa que não serve, olhar das pessoas, gente perguntando quantos meses de gravidez você já tem, desempenho sexual físico, não me venham dizer que é o mesmo, pois eu sei o que conseguia fazer e o que faço agora. Que saudade de ser pega no colo, do meu marido me levantar da cama no colo e me levar para tomarmos banho. Vai dizer que é mesma coisa? Duvido! O olhar de orgulho dele quando entrava comigo em um restaurante, bom demais.
    Tenho um blog, faço VP, vou conseguir como vc conseguiu! Histórias como a sua me dão um enorme incentivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. oi meu nome e elaine tenho 23 anos tenho 133k gostaria muito que voçes mim ajudasem a emagrecer gosto muito de ser assim , mas minha saude nao agradeçe sinto muitas dores por conta da gordura , tenho obesidade imorbida me ajude por favor , tenho um filho adotivo ,por conta da minha gordura nao consigo ter filho, sou casada a 7 anos meu marido mim da muita força pra mim emagrecer mas nao concigo ja estou disisperada estou com muito medo que meu marido me deixe a qualquer momento,sei que ele mim ama mas minha gordura atrapalha muitas coisas me ajude ,que deus ilumine todos voçes beijao

    ResponderExcluir
  15. oi Mirella, assumir que é uma gorda deve ser o primeiro passo, li seu livro e me vi a todo momento, em todas as fases, tenho a sua idade, dois filhos, o ultimo vai fazer 5 meses e tb sou mossoroense. Durante as minhas duas gravidez, fui muito disciplinada como quase nunca em minha vida. mas qdo eles nascem depois de poucos meses, solto todas as torneiras e agora estou com 82kg em um 1,64m. Emagreci qdo ele nasceu e engordei quase tudo em 15 dias na casa de mae em Mossoró, pois bem não moro mais aí.fiquei mais longe de minha meta mas não vou ficar paranoica, vou conseguir como vc o fez. parabens...até. Ah, assumir q é gorda é a chave do sucesso!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá querida!!
    Cadê vc??? Abandonou a blogsfera?? Li seu livro e amei...Tomei a liberdade de divulgá-lo em meu blog. Tudo bem? Sem problemas? Qualquer coisa me comunique certo? Sinceramente desconheço questãos referentes a direitos autorais de livros na net...Mas, como também tive acesso através de um outro blog, acreditei que não haveria problema. Também deduzo que sua intenção realmente seja atingir o maximo de pessoas possíveis.
    Olha, muito obrigada!!!Pode saber que vc marcou minha vida!!! Que Deus lhe cubra de bençãos!!!
    Um abraço!
    Dani

    ResponderExcluir
  17. Olá..Sou amiga da Francy,nao conhecia esse blog.Meu esposo Natan o qual conversando com Francy,descobriu o blog.Ele me relatou e me animei.Preciso de ajuda..Tenho 39 anos 75 kg e 1:68 e dois lindos filhos...Preciso voltar para os meus 63 kg..Me der uma luz..Abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. @ Meu nome é nome é Lúcia, estou desesperada, pois tenho 1.56 e estou pesando 97:80kg,e tenho 59 anos, sou uma mulher bonita de rosto, fui ganhando peso devagar, devido a falta de atividade física, sou psicóloga, e trabalho em média 12 horas por dia, não consigo mais dormir, pois tenho refuxo muito forte, faço tratamento com endógrinologista, mas ele passa sempre a mesma medicação, faço uso de sibutramina, sertralia, além de tudo sou hipertensa e claro que com esta medicação só piora minha hipertensão.Faço terapia com assiduídade, mesmo porque é exigido devido minha profissão, meu terapeuta, diz ue minha obsessiddade é genética, e que necessito de pessoas a minha volta para estimular a fazer exercícios, enfim todo um trabalho motivacional.
    Sou divorciada a 22 anos, tenho 3 filhos casados e formados que moram em outros estados, me sinto muito só, e não vejo graça em estar tentando algo sózinha, isto faz parte e minha personalidade, gosto de pessoas, estou procurando ajuda urgente, pois tenho tido pensamento que não condiz com minha forma de ver a vida, que é o suícidio, estes pensamentos estão constantes, já estou tomando uma medicação, e continua uma tristeza enorme, não consigo dormir sem medicação, faço uso de Rivotril, enfim preciso de ajuda de pessoas que estejam em um grupo de ajuda a mudança de vida de uma pessoa.
    Quando me separei eu pesava 58 kg e mantive por muitos anos este peso, agora é só tristeza, lágrimas, angústia, mas sou persistente, preciso mudar minha vida, depois da minha separação eu nunca mais tive outro relacionamento, precisei trabalhar muito para dar uma boa educação aos meus filhos, passei por 2 tipos de câncer também quando mais jovem , lutei muito e consegui superar, que foi o câncer na tireóide, e câncer no colo do utero.
    Peço por amor á deus que alguém leia e me dê uma luz, não é que por ser psicóloga eu não poderia ter esta doença, até um cardiologista pode morrer de doença do coração.
    Espero que me entendam, não sei como é o grupo de vcs, eu procurei e encontrei este site, meu email é ma.luma@hotmail.com, aguardo uma resposta de alguém urgentemente.Beijos com carinho!! Lúcia

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? É a primeira vez que vejo esse blog e já gostei. Criei um blog por causa do meu projeto de emagrecimento,eu estou muito gorda e gostaria muito que vocês aparecessem por lá,o apoio numa hora dessas é muito importante.
    Beijos
    http://menosemelhorne.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir